Serviços

Clínica  Veterinária de Alcântara disponibiliza um vasto leque de serviços veterinários. Abaixo poderá consultar a descrição detalhada dos mesmos.

  • Consulta geral

    Consulta geral

    A consulta veterinária é o ato mais importante no processo de diagnóstico e tratamento das doenças.

    Durante uma consulta o animal é examinado e são colocadas diversas questões ao tutor para conhecer em detalhe o historial das últimas horas, dias ou até meses ou anos, que antecederam ao aparecimento da doença.

    Pretende-se identificar possíveis causas e indícios que poderão ter provocado ou contribuído para o surgimento de uma determinada patologia.

    Durante uma consulta podem ser realizadas análises ou testes rápidos que vão ajudar identificar a causa do problema ou descartar outras suspeitas.

    É extremamente importante que durante a consulta o dono forneça informações rigorosas ao médico veterinário, porque todo o processo de investigação, diagnóstico e tratamento vai ser baseado, em grande parte, nessas informações.

  • Radiografia / Raios-X

    Radiografia / Raios-X

    Radiografia ou Raios-X é um exame diagnóstico por imagem, é indolor, e consiste em utilização de raios X para projetar imagens através da exposição da parte examinada do corpo.

    Raios-X tem enorme importância para diversas áreas de medicina veterinária, sendo amplamente usado em ortopedia, nefrologia, cardiologia, gastro-enterologia, oncologia, etc.

    A CVA dispõe de equipamento de Raios-X digital de alta frequência que permite obter imagens de elevada qualidade utilizando para isso mínima radiação possível. As imagens obtidas posteriormente são reveladas digitalmente, utilizando um digitalizador de Raios-X.

    Este sistema moderno para além de possibilitar a obtenção de imagens nítidas e redução do tempo de exame, também dispensa a utilização de “películas pretas” e vários químicos, contribuindo, assim, para a preservação do meio ambiente.

  • Consulta de dermatologia

    Consulta de dermatologia

    Dermatologia é especialidade médico-veterinária que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento médico e cirúrgico das doenças da pele, do maior órgão do corpo.

    As patologias dermatológicas podem comprometer seriamente a qualidade de vida do animal, no entanto, a abordagem atempada destes pacientes evita o agravamento e o alastramento dos problemas, encurtando, assim, a duração dos tratamentos e aumentando da eficácia dos mesmos.

    É importante que os donos antes da consulta não “mascarem” os sintomas que o animal apresenta, lavando, limpando e desinfetando as zonas afetadas da pele. Isso pode impossibilitar a realização de certas análises que são essenciais para o diagnostico correto das patologias dermatológicas.

  • Ecografia

    Ecografia

    A ecografia (ou ultrassonografia) é um exame diagnóstico não invasivo que utiliza as ondas sonoras de alta frequência para criar imagens dos tecidos observados em tempo real.

    Na medicina veterinária a ecografia tem um valor inestimável, porque permite de forma rápida e prática detetar e diagnosticar um grande número de patologias dos órgãos da cavidade abdominal, sem recorrer aos exames mais invasivos.

    Os principais órgãos avaliados com ecografia são o fígado, rins, baço, pâncreas, estômago, intestinos, próstata, testículos, ovários, útero e os gânglios linfáticos. No entanto, também é utilizada para investigação e diagnóstico em outras áreas como oncologia, cardiologia, oftalmologia e endocrinologia.

  • Consulta ao domicílio

    Consulta ao domicílio

    De momento não dispomos de serviço de consultas ao domicílio, por não ser possível garantir a disponibilidade de todos os meios e condições necessárias para um atendimento/tratamento adequado e atempado do paciente, sendo indispensável a presença física do animal nas instalações da clínica veterinária.

  • Ecocardiografia

    Ecocardiografia

    Ecocardiografia é um exame diagnóstico que utiliza os ultrassons direcionados para criar imagens detalhadas do coração no monitor.

    A ecocardiografia permite fazer uma minuciosa avaliação estrutural e funcional do coração, sendo o exame de eleição para diagnosticar e monitorizar as patologias cardíacas dos animais.

    Na CVA as ecocardiografias são realizadas por cardiologista especialista em animais de companhia.

  • Consulta de Urgência

    Consulta de Urgência

    Atualmente a CVA não dispõe de serviço de urgências veterinárias fora do horário laboral.

    Os pacientes em situação de urgência que não podem esperar até o dia seguinte, deverão dirigir-se para um dos hospitais veterinários mais próximos indicados abaixo:

    1. Hospital Escolar da Faculdade de Medicina Veterinária  24h – 213 652 893

    2. Hospital Veterinário de São Bento  24h  – 213 972 997

    3. Hospital do Gato  24h – 213 017 360

    4. Anicura Hospital Veterinário do Restelo  24h – 213 032 119

    4. Pet 24 Hospital Veterinário  24h – 210 122 800

  • Microchip / Identificação electrónica

    Microchip / Identificação electrónica

    A identificação eletrónica é um método simples, rápido e obrigatório de identificação dos animais de estimação.

    Trata-se de um dispositivo minúsculo (grão de arroz) que se coloca no subcutâneo do lado esquerdo do pescoço do animal, através de uma injeção feita exclusivamente por um médico veterinário.

    Cada animal recebe um microchip individual e vitalício com um código único que fica registado na plataforma digital SIAC juntamente com os dados do animal e do dono.

    Esta nova plataforma entrou em funcionamento em outubro de 2019 e tem por objetivo unificar toda a informação existente no SICAFE e no SIRA. Em qualquer altura pode verificar se o seu animal está registado no SIAC acedendo ao www.siac.vet/verificar-registo

    Para o efeito a lei prevê seguintes prazos e situações:

    1.  o microchip é obrigatória para todos os cães, gatos e furões nascidos depois de 25.10.2019

    2. todos os animais (cães, gatos, furões) devem ser chipados e registados até 120 dias (4 meses) após o seu nascimento

    3. cães nascidos antes de 01.07.2008 e sem microchip, devem ser chipados e registados até 25.10.2010

    4. gatos e furões nascidos antes de 25.10.2019 e sem microchip devem ser chipados e registados até 25.10.2022

    5. todos os animais (cães, gatos, furões) com microchip mas sem registo no SIAC, devem ser registados até 25.10.2020

    6. Apesar da lei impor obrigatoriedade de chipagem só para cães gatos e furões, qualquer animal de estimação pode ser chipado e registado no sistema SIAC bastando para isso solicitar o mesmo ao médico veterinário assistente

    7. Em caso de mudança da morada do dono ou do alojamento do animal o titular dispõe de 15 dias para solicitar a atualização desta informação junto do SIAC através de geral@siac.vet

    8. Em caso de mudança do dono (transmissão da titularidade) o titular tem 15 dias para regularizar o registo do animal no SIAC, solicitando esta alteração ao médico veterinário, à pessoa acreditada perante o SIAC, à junta de freguesia ou à câmara municipal.

    8. Os criadores ou associações devem assegurar a chipagem e o registo dos animais no SIAC em nome do titular do alojamento, com entrega ao titular final o respetivo DIAC e a declaração de cedência, antes dos animais abandonarem as instalações,  independentemente da sua idade. No caso de cães potencialmente perigosos, o animal tem de ter o registo no SIAC, em nome do comprador, antes de deixar o alojamento.

    9. Em situação de morte do animal, existe um prazo de 15 dias para que o titular informe o médico veterinário ou o SIAC (geral@siac.vet) para que se possa dar baixa do registo do seu animal de companhia.

    10. Os animais de companhia que entrem em território nacional provenientes de um Estado-Membro da União Europeia ou de um país terceiro, são obrigatoriamente registados no SIAC, desde que permaneçam em território nacional por período igual ou superior a 120 dias, por um médico veterinário acreditado no SIAC. No caso de canídeos potencialmente perigosos  que provenham do estrangeiro e, o registo no SIAC deve ser feito pelo médico veterinário municipal.

     

     

  • Vacinação / Desparasitação

    Vacinação / Desparasitação

    As vacinas são substâncias biológicas, preparadas a partir dos micro-organismos causadores de doenças (bactérias ou vírus), modificadas em laboratório, de forma a perderem a sua potencia patogénica e poderem ser injetadas no organismo.

    A vacinação estimula a produção de anticorpos pelo sistema imunitário, criando, assim, imunidade específica contra um determinado agente causador de doença.

    Algumas vacinas requerem mais do que uma dose para produzirem o efeito desejado.

    É muito importante manter o plano de vacinação do animal atualizado para prevenir eficazmente as doenças.

    A desparasitação, tal como o nome indica, é o processo de eliminação de parasitas internos e externos do corpo do animal.

    Os principais parasitas internos afetam os tratos gastrointestinal e respiratório, embora, possam acometer também outros órgãos, como por exemplo o fígado, o coração, o cérebro, os olhos e os vasos sanguíneos.

    Os parasitas externos (pulga, carraça, piolho, ácaro, mosquito, etc.) além de provocarem diversas doenças dermatológicas, podem transmitir doenças potencialmente fatais, através da picada.

    É recomendável fazer desparasitação externa mensalmente e interna trimestralmente a fim de evitar os problemas de saúde para os nossos amigos de quatro patas.

  • Alimentação

    Alimentação

    A alimentação correta dos animais tem um papel crucial no seu crescimento e na saúde.

    É através da alimentação que o animal recebe energia e nutrientes necessários para um desenvolvimento equilibrado.

    O número de refeições por dia e a quantidade do alimento fornecido devem ser ajustadas consoante a idade, o peso e a necessidade energética de cada animal.

    Na CVA disponibilizamos várias marcas de alimento de elevada qualidade para cada fase de crescimento dos nossos amigos de quatro patas, assim como alimentação terapêutica para controlar várias doenças como insuficiência renal, insuficiência hepática,  infeção e obstrução das vias urinárias, gastroenterite, diabetes mellitus, dermatitopatias, alergia, obesidade, entre outras.

    Regularmente existem vários descontos e campanhas a decorrer, tanto na gama húmida como na seca.
    Trabalhamos com marcas de alimento como Royal Canin, Specific, Schesir, Stuzzy.

  • Cirurgia

    Cirurgia

    Cirurgia é um procedimento de grande valor clínico para tratar ou diagnosticar as mais variadas patologias, assim como para melhorar a funcionalidade ou aparência de um determinado órgão ou parte do corpo.

    Na Clínica Veterinária de Alcântara a cirurgia é uma área de interesse especial.

    Semanalmente são realizadas várias intervenções, desde cirurgias preventivas como a castração e a esterilização, até cirurgias reconstrutivas cutâneas, passando pela cirurgia oncológica e cirurgia de tecidos moles (intestinos, estômago, baço, bexiga, próstata, etc.).

    O nosso bloco operatório está equipado com aparelhos de última geração (monitor multi-paramétrico, gerador de oxigénio, máquina de anestesia volátil, bomba de infusão, etc.) para uma prática cirúrgica segura para os nossos pacientes.

    Após a cirurgia os animais ficam no recobro, sob vigilância, até recuperarem completamente, seguido de alta.

  • Comportamento animal

    Comportamento animal

    Conforme o aumento do número de animais nas grandes áreas urbanas, naturalmente surge a necessidade de controlar melhor o seu comportamento.

    O comportamento dos animais de estimação pode afetar de forma significativa não só a vida do próprio animal mas também a qualidade de vida dos donos, dos vizinhos e até interferir com a segurança de pessoas estranhas e animais.

    Um animal agressivo, ansioso, tímido, desobediente, sem hábitos adequados de higiene, hiperativo ou muito ruidoso não é um problema somente para os seus donos.

    Estes comportamentos indesejáveis podem causar sérios constrangimentos para as pessoas e outros animais que de inevitavelmente se relacionam com eles no mesmo espaço.

    É para estes situações que disponibilizamos a consulta de comportamento para cães e gatos, para dar resposta à casos mais complicados, em que um simples treino ou uma postura mais exigente dos donos perante o animal não resolvem os problemas comportamentais.

  • Odontologia / Destartarização

    Odontologia / Destartarização

    As patologias buco-dentárias como gengivite, cárie, periodontite, estomatite são bastante frequentes em cães e gatos. A proliferação excessiva das bactérias e do tártaro nos dentes podem causar doenças em outros órgãos, nomeadamente, no coração, no fígado, nos rins e articulações, entre outros.

    Na CVA o exame bucal do animal faz parte do exame geral. Esta abordagem preventiva permite identificar os problemas buco-dentárias precocemente e resolvê-los com maior eficácia.

    Para muitos pacientes a destartarização é a única forma de conseguir eliminação completa do tártaro e do mau hálito provocado pelo sobrecrescimento da microflora bucal.

  • Higiene, Banho e Tosquia

    Higiene, Banho e Tosquia

    Manter o pêlo do animal limpo, tratado e bem cuidado não é só uma questão de beleza. É, também, uma questão de saúde. Sabe-se que muitos dos problemas dermatológicos dos nossos patudos surgem exatamente por falta de cuidados com o pêlo, sobretudo quando se trata de pêlo longo e denso.

    Nem sempre os donos tem condições em casa ou conhecimentos técnicos para realizar estas tarefas, por vezes, bastante exigentes.

    Foi a pensar nisso que criamos o nosso serviço de higiene animal que funciona numa sala dedicada para o efeito. Assim, os nossos animais podem receber os seus tratamentos de pêlo com toda a comodidade.

    As tosquias e banhos são realizados por marcação, através de  914 194 871  ou  213 632 506, a sexta, sábado e segunda-feira.

    Principais serviços de higiene:


    • tosquia geral
    • tosquia higiénica
    • tosquia de raça
    • banhos de higiene
    • banhos de tratamento
    • stripping
    • escovagem
    • limpeza de ouvidos
    • corte de unhas

  • Análises clínicas / Testes

    Análises clínicas / Testes

    Análises clínicas são meio complementar de diagnóstico utilizadas para o diagnóstico, prognóstico, prevenção e monitorização das mais variadas patologias.

    A Clínica Veterinária de Alcântara tem vindo a investir em novos equipamentos laboratoriais de forma contínua, reforçando assim a sua autonomia e a diversidade das análises realizadas na clínica em tempo real.

    De momento, a generalidade das análises requeridas na rotina clínica são realizadas nas nossas instalações, permitindo reduzir significativamente o tempo de diagnóstico e tratamento dos nossos pacientes.

    Nos últimos anos, com os avanços da tecnologia, foram desenvolvidos vários testes rápidos utilizados no diagnóstico de muitas doenças dos animais de estimação. Estes testes, com uma precisão acima dos 90%, permitem em poucos minutos diagnosticar os problemas e instaurar tratamentos adequados para o paciente em causa.

  • Nutracêuticos / Suplementos alimentares

    Nutracêuticos / Suplementos alimentares

    Nutracêuticos é um termo utilizado para definir os produtos bioativos presentes nos alimentos que desempenham papéis importantes na saúde.

    Os nutracêuticos são uma realidade na medicina veterinária e têm comprovada eficácia no tratamento e controlo de mais diversas patologias.

    Substâncias como fibras dietéticas, proteínas, aminoácidos, vitaminas, antioxidantes, sais minerais, ácidos gordos, entre muitos outros, fazem parte da composição de muitos nutracêuticos.

    A forma de apresentação destes suplementos é variada, a semelhança dos medicamentos usados na medicina humana, como por exemplo cápsulas, comprimidos, líquidos, suspensões, drageias, pó, pastas, etc.

    Na CVA utilizamos os nutracêuticos de forma criteriosa, como parte integrante de vários protocolos de tratamento, como por exemplo na infeção urinária, gastroenterite, patologias hepatobiliares, disfunção cognitiva, desvios de comportamento, entre outros, aumentando, assim, as taxas de sucesso dos tratamentos.

  • Internamento / Recobro

    Internamento / Recobro

    A CVA dispõe de instalações de internamento/recobro para tratamentos mais específicos que envolvem, por exemplo, fluidoterapia intravenosa, administração de medicamentos injetáveis, transfusão de sangue e plasma ou quando os animais devem ficar isolados, serem entubados, algaliados ou oxigenados para completarem os respetivos tratamentos.

    Na CVA a sala de internamento/recobro é insonorizada e a temperatura do ambiente é controlada para que a recuperação pós-cirúrgica decorra suavemente. Os animais são monitorizados até recuperarem e estabilizarem os parâmetros vitais para terem alta em segurança.

  • Acessórios

    Acessórios

    Devido a sua utilidade, os acessórios para animais de estimação tornaram-se indispensáveis no dia-a-dia, facilitando a vida dos donos e dos animais e garantindo a segurança para todos.

    Atualmente o mercado oferece  grande variedade de acessórios para animais de companhia.

    Na CVA poderá encontrar acessórios selecionados de elevada qualidade, para satisfazer tanto as necessidades dos nossos amigos de quatro patas como as dos donos mais exigentes.